quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Blue Note, de Biu e Shiko

Para começar, o que vem a ser blue note?
Blue note, no mundo da música, é uma nota musical dissonante, utilizada para tocar Blues, que dá o tom "triste", emotivo da música e, até onde a internet soube me dizer, derivou da música africana. Isto é uma explicação breve de uma leiga no tocante à música, acredito que um musicista possa confirmar, corrigir ou complementar.

Mas por quê essa explicação?
Porque Blue Note é, além de um álbum gráfico, um álbum musical. E a "nota dissonante" tem tudo a ver com a narrativa de Biu, com elementos ligeiramente desconexos, sentimentais, emotivos. A HQ passeia pela poesia, pela música e pela filosofia, por vezes exprimindo aqueles pensamentos que as pessoas guardam para si mesmas, achando que ninguém vai entendê-las.


Talvez nem todos entendam os sentimentos do protagonista, que inicia a história na cidadezinha de Rio Tinto, interior da Paraíba, com um desejo bem claro: sair dali! Muitos personagens apresentam essa vontade, a ver a garçonete de Amarelo Manga¹, retratada quando o protagonista vai a Recife. No entanto, muitos já vivenciaram sentimento parecido e a identificação com ele é certeira.


Uma das graças deste romance gráfico é a forma como as cidades são retratadas. Sim, Rio Tinto está ali. O centro de João Pessoa também, tanto com sua arquitetura tombada e conservada quanto com os prédios antigos descuidados e decrépitos. Não é uma história ambientada numa cidade genérica. Os cenários tem rosto, identidade.


O que pode parecer simplesmente desconexo no início, vai tomando forma ao longo da narrativa, enquanto vamos conhecendo outros personagens, outras formas de amor, outras sensualidades. A música é elemento central deste álbum, guiado por seu ritmo. Algo muito interessante é que os autores aparecem diversas vezes nas páginas da HQ.


¹Sim, o filme de Cláudio Assis, lançado em 2003.

Blue Note, de Biu e Shiko
Brochura.
Publicado por meio do Fundo de Incentivo a Cultura -FIC- do estado da Paraíba
108  páginas.
Formato:  20 X 28 cm
R$ 30,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House

Um comentário:

  1. blue note, o trítono com a tônica,também conhecida como diabolus in musica e proibida na idade média, é a tensão que exige resolução imediata, mas não fica pra ver qualé, sacou?
    ...pra uma revista bancada tá saindo caro, não?

    ResponderExcluir