quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Black Hole, de Charles Burns

O Fim

Se no primeiro livro, Introdução à Biologia, Charles Burns nos apresentou à uma misteriosa, estigmatizada e estigmatizadora doença transmitida pelas relações sexuais, aqui ele explora as consequências para os infectados.


Aqueles que tem a má sorte de apresentar graves deformidades ou os que se vêem em risco dentro as próprias casas formaram um acampamento, aonde vivem à margem da sociedade. Chris se vê obrigada a ir para lá, apesar de sua manifestação não ser tão grave. Ela recebe ajuda de Rob, com quem firmou um namoro sério, até onde ele pode.



Pearson entregou-se ao relacionamento com Elisa, mesmo sabendo que ela está infectada. Enquanto para uns a doença é o fim, como no caso de Chris, para ele é um início. Uma mulher linda que ele ama, notar que seus amigos estão atrasando mais sua vida do que o apoiando e, consequentemente, afastar-se dele, uma manifestação da doença que é fácil de esconder - ainda que cause alguma preocupação.

Logo todos os personagens são forçados a reconhecer um outro lado da doença. Querendo ou não, eles são párias sociais, considerados como uma categoria inferior e diversas pessoas se assustam com aqueles cujas deformidades são mais graves. Logo se manisfestam os casos de violência - tanto externa como interna.

Junto à incerteza que acompanha a idade, muitos precisam lidar com as incertezas da doença. Não apenas com o que os outros pensarão quando os verem ou descobrirem, mas se permanecerão vivos no dia seguinte. Os desenhos são feitos propositalmente para causar desconforto, como nas imagens de doenças nos livros de Biologia. A própria situação deles é desconfortável, assim como para os que estão de fora.

Com este livro, Burns encerra a premiada série¹, ressaltando a evolução dos personagens em busca de uma saída e com uma única certeza: a de que a vida não poderá voltar a ser como antes.

Black Hole - O Fim, de Charles Burns
Publicado em 2008 pela editora Conrad.
Brochura.
187 páginas.
Formato: 16 x 23 cm
R$ 39,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House 

¹Em Introdução à Biologia estão listados os prêmios: nove Harvey Awards e o Will Eisner Awards de Melhor Álbum de 2006.

0 comentários:

Postar um comentário