segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fun Home, de Alison Bechdel

Uma tragicomédia em família

Nesta obra autobiográfica, Alison tenta se entender, entender sua família e, principalmente, o seu pai que é seu "oposto complementar". Com dois irmãos mais novos, Alison cresceu em uma pequena cidade interiorana, numa casa do século 19 que foi completamente restaurada pelo pai, Bruce.

Bruce não era arquiteto, engenheiro ou restaurador e sim professor de inglês. Tinha obsessão por coisas bonitas, enfeitadas, floreadas, com arabescos, penduricalhos e tudo o mais que tornasse uma peça linda, difícil de limpar e, na visão de Alison, inútil. Já a narradora logo desenvolveu um gosto por coisas simples, meramente utilitárias, a começar pelo seu cabelo, que sempre usou curto, como o de um menino.

Os traços em preto, branco e azul claro de Bechdel relatam como ela se sentia estranha, se comparada ao resto das pessoas que conhecia, no meio de uma família distante, não física, mas emocionalmente, e por quem ela nutria um misto de amor, medo e incompreensão.

As descobertas que faz sobre si mesma, seu pai e a relação entre os dois são entremeadas por grandes nomes da ficção e da literatura sobre homossexualidade. Para alcançar seu pai no mundo imaginário que ele construíra, começou a seguir as indicações de leitura dele. Para entender-se melhor, começou a ler escritoras que falassem de lesbianismo. Para auxiliar o leitor, todas as referências encontram-se espalhadas pelos quadros. É possível ver título e autor de todos os livros que Alison considera importante, mesmo que ela não os mencione.


A escrita é algo muito presente na obra, não apenas pelos livros, mas pelas cartas trocadas entre o pai e a mãe e entre ela e os pais, que são reproduzidas em diversas partes do livro. Alison faz de Fun Home uma história sobre descobertas familiares, sexuais, tentativa de entender-se (e, talvez, auxiliar outros a se entenderem) e uma espécie de homenagem à família e, principalmente ao pai. O livro ganhou o prêmio Will Eisner de 2007 e foi eleito o melhor livro de 2006 pela revista Time.


Fun Home, de Alison Bechdel
Publicado em 2007 pela editora Conrad.
Brochura.
239 páginas.
Formato: 16 x 23 cm
R$ 45,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House   

0 comentários:

Postar um comentário