quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sábado dos Meus Amores, de Marcello Quintanilha






O livro de Quintanilha reúne seis histórias em quadrinhos, de tamanhos variados, retratando de forma poética o cotidiano em diferentes cidades do Brasil, a começar por uma linda borboleta amarela, flutuando no céu de uma agitada capital, exibindo-se aos transeuntes que não prestam atenção em Plena de Flôroi.

Os "rituais futebolísticos" são algo bem presente em qualquer casa em que more um aficcionado por futebol. O flamenguista Edgard, morador da periferia do Rio de Janeiro é um deles e tem a certeza de que seu time depende dele para vencer e mantem seus rituais ao custo da própria vida, se necessário. Seu amigo, no entanto, desconhece sua superstição e lhe causa desgosto em De como Djalma Branco perdeu o amigo em dia de jogo.

Dorso conta a história de Humaitá, ou William, um trabalhador braçal forte, com um segredo, que influencia um novato a seguir o seu caminho. Seu patrão desconfia de seu segredo, acredita que seja um problema mental e procura ajudá-lo.

Selma é uma estudante em Escola primária. Evangélica, moradora de uma pequena vila pesquira, está sendo alfabetizada e pede a ajuda de Tiago, por quem é secretamente apaixonada, para concluir a tarefa de casa antes da festa. Através de seus poucos conhecimentos, nos deparamos com o sincretismo religioso e étnico brasileiro, lindamente retratado através dos olhos de Selma.

Atualidade fala de uma prática bem comum quando a loteria acumula, o bolão, e as consequências para um trabalhador que não lavou as mãos.


A fuga de Zé Morcela retrata a confusão que um trabalhador de circo causou numa pequena cidade do interior de São Paulo (presumo eu, pela fala dos personagens) ao tentar se fazer mais importante em um jogo de carteado.

O niteroiense Quintanilha fez um lindo trabalho ao pegar detalhes da vida de brasileiros das mais diferentes regiões e juntá-los no colorido Sábado dos Meus Amores. Nada mais justo que tenha sido essa a primeira HQ brasileira a ser transformada em aplicativo para o iPad, o tablet da Apple. O próximo álbum da Conrad a virar aplicativo do iPad deve ser Chibata!.

Sábado dos Meus Amores, de Marcello Quintanilha
Publicado em 2009 pela editora Conrad.
Capa dura.
64 páginas.
Formato: 21 x 27 cm
R$ 42,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: vendas@comichouse.com.br

Endereço: Avenida Nego, 255, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House   

0 comentários:

Postar um comentário