sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gemma Bovery, de Posy Simmonds

Gemma é uma jovem inglesa, que terminou um relacionamento doentio e, logo depois, conheceu Charlie Bovery. Homem gentil, divorciado, com dois filhos e vida muito, muito simples. Gemma logo adota seu estilo de vida, mas algum tempo após o casamento, decide que Londres não é mais para eles e insiste numa mudança para a Normandia.

Numa pequena cidade francesa, ela se encanta com as paisagens e o modo de vida local. Pequenas lojas, pequenas farmácias, uma padaria com 35 tipos diferentes de pão, com um gosto diferente de tudo o que ela já provara.

Enquanto ela passa do encanto com a vida simples e o chalé rústico ao desespero do tédio e da solidão, sua vida é acompanhada pelo padeiro Raymond Joubert, fascinado pela inglesa com um nome tão parecido com o da heroína de Flaubert, Emma Bovary. O inconfesso voyeur é o narrador desta história, na qual a vida da Madame Bovery se aproxima perigosamente do trajeto da personagem de Madame Bovary.


O álbum é bem diferente dos quadrinhos tradicionais. Sua arte está ali, no limite entre HQ e literatura, o que é uma idéia fantástica, levando em conta o conteúdo. Joubert nos leva através da vida e dos amores ilícitos de Gemma através de sua investigação e dos diários da jovem, que ele discretamente rouba de Charlie. Todo o livro passa uma impressão de que nós, também, somos bisbilhoteiros, comparsas da curiosidade doentia do padeiro. Da perda de peso da personagem às transformações que faz no lar, nas vestimentas, nas relações pessoais.


Simmonds desperta, através de Joubert, a veia bisbilhoteira e curiosa do leitor. A narrativa mostra, mas não mostra tudo, deixando a vontade de ver um pouco mais. Também leva a observar com maior interesse o clássico Madame Bovary, já que as histórias das duas personagens se entrelaçam. No final, ainda há a menção à outro clássico, Jane Eyre, de Charlotte Brontë.

Gemma Bovery, de Posy Simmonds
Publicado em 2006 pela editora Conrad.
Brochura.
120 páginas.
Formato: 18 x 30 cm
R$ 43,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House  

0 comentários:

Postar um comentário