quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Fábulas - A Marcha dos Soldados de Madeira, de Bill Willingham


As fábulas foram obrigadas a sair de sua terra de origem por causa do desconhecido Adversário e seus exércitos de duendes, gigantes, dragões e outras monstruosidades. Ninguém conseguiu descobrir a identidade do Adversário, mas todos acreditam que estão seguros no mundo "mundano" - o nosso mundo. Os personagens se estabeleceram em Nova York (quando ela ainda era Nova Amsterdã, em 1625) e bloquearam todas as passagens entre aquele mundo e este.


No entanto, a segurança deles é meramente virtual. Numa noite, Branca de Neve, administradora da Cidade das Fábulas, encontra seu ajudante, o Garoto Azul, um tanto quanto cabisbaixo e, ao indagar o motivo, ouve a narração da batalha final, onde tantos pereceram para garantir a saída do último barco que viria para a Cidade das Fábulas. Alguns dias depois, eles recebem a visita de uma última Fábula que acreditavam estar morta, a Chapeuzinho Vermelho.

Srta. Chapéu foi bem recebida pelo prefeito da Cidade das Fábulas, até porque gerou uma comoção entre os outros personagens e isso o favorecia na disputa eleitoral promovida pelo Príncipe Encantado (ex-marido de Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela, ansioso por se tornar prefeito). Bigby Lobo (sim, o Lobo Mau, que tenta se redimir e ser um xerife honesto para a Cidade das Fábulas) desconfia que Chapéu seja uma espiã e não uma foragida, com base em suas experiências de guerra. Ao mesmo tempo em que ela tenta seduzir novamente o Garoto Azul, um trio de homens estranhos, vestidos com um terno preto e óculos escuros chega à Nova York e ruma para a Cidade das Fábulas, praticamente um bairro dentro da Grande Maçã.

As fábulas terão muito com o que se preocupar nesta história, ganhadora de 25 prêmios Will Eisner e indicada como um ponto de partida para quem começará a acompanhar Fábulas, apesar de ser a 4ª edição da série, já que "começa do começo": mostra a batalha final, a fuga para a terra mundana e os desafios que estes seres terão que enfrentar para garantir seu último território, distante das suas terras natais. Se Aria possui requadros que participam da história, Fábulas vai além. Os próprios quadros assumem formas que remetem a elementos dos contos de fadas, como brasões ou escudos. A arte diversas vezes "vaza" do requadro e as bordas possuem elementos decorativos que vão de armaduras à videiras e pés de feijão.

Fábulas - A Marcha dos Soldados de Madeira, de Bill Willingham
Brochura.
Publicado em 2009 pela editora Panini/Vertigo
244 páginas.
Formato: 17 x 26 cm
R$ 32,90

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)Twitter: @Comic_House

3 comentários:

  1. Cara, que bagunça... Deve ser muito legal!
    Lembra um pouco o que Pedro Bandeira fez em O Fantástico Mistério de Feiurinha, no sentido de ressuscitar os contos de fadas como personagens reais e o "depois do felizes para sempre".
    Colocarei na lista de "futuras leituras".

    ResponderExcluir
  2. Coloque! É fantástico!
    E foi realmente uma ótima opção para se começar a ler. Se tiver $$ pra comprar as primeiras edições, penso seriamente em colecionar. =)

    ResponderExcluir
  3. Fernanda²; Adquiri este volume na comic house, mais uma indicação certeira do Manassés e valeu muito a pena, muito bacana mesmo, todos aqueles personagens que povoaram sua infância vivenciando situações tão.. diferentes para dizer o mínimo.

    ResponderExcluir