quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Complô, de Will Eisner

 A História Secreta dos Protocolos dos Sábios do Sião

Em 1864, o escritor francês Maurice Joly publicou clandestinamente o livro O diálogo no inferno de Maquiavel e Montesquieu, uma sátira ao imperador Napoleão III. Quase trinta e cinco anos depois, o livro caiu nas mãos de Mathieu Golovinski, russo exilado na França a serviço da polícia secreta do tsar Nicolau II. Golovinski então produziu uma obra que nada mais era do que um plágio grosseiro do livro de Joly, com o objetivo de provar a Nicolau II que havia uma conspiração judaica e que os judeus eram responsáveis pelas revoltas e outros males sociais na Rússia.

Nicolau II acreditou. Os russos compraram a idéia. O livro serviu como base para esta e outras ações antissemitas ao redor do globo. Neste romance gráfico, o último produzido por Will Eisner antes de sua morte, toda a trajetória do livro Protocolos dos Sábios do Sião é retratada, desde a criação do livro que serviu como base (e nada tinha a ver com os judeus). Diversas pessoas se deixaram levar pelas mensagens contidas no livro, mesmo depois do plágio ter sido abertamente desmascarado pela primeira vez no jornal The Times e diversas outras vezes em outros jornais.

Diversas pessoas esclarecidas, Eisner entre elas, vêm tentando mostrar ao mundo a farsa produzida na Rússia, mas ainda assim ela vem sendo usada para justificar diversas atitudes e possui cópias espalhadas pelo mundo inteiro. Os Protocolos dos Sábios do Sião foi usado por Hitler na Alemanha na promoção do nazismo no início do século passado e ainda é utilizado como justificativa para atentados antissemitas no nosso século.

Em O Complô, Eisner mostra a trajetória do livro, faz comparações entre o original, de Joly, e a falsa obra e tenta alertar para o fato de que muita gente utiliza qualquer justificativa que tenha à mão para expressar seu ódio, por mais frágil, absurda ou forjada que ela seja.

O Complô -  A História Secreta dos Protocolos dos Sábios do Sião, de Will Eisner
Publicado em 2006 pela editora Cia. das Letras / Quadrinhos na Cia.
147 páginas
Formato: 19,5 x 25 cm
R$ 46,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)

0 comentários:

Postar um comentário