segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Umbigo sem Fundo, de Dash Shaw



Escrito e desenhado quando Dash Shaw tinha apenas 23 anos, Umbigo sem Fundo foi considerado o livro do ano na ocasião de seu lançamento, pela New York Magazine, devido à maturidade, sensibilidade e profundidade com que trata de aspectos aparentemente triviais de uma família moderna.

A família Loony se reúne, após muito tempo sem manter contato, na casa dos pais, Maggie e David, que decidem se divorciar após 40 anos de casamento. Durante a semana em que passam na casa, cada um dos três filhos lida com a situação de uma forma diferente. Dennis, o mais velho, sofre perceptivelmente com a notícia. Não aceita a falta de desculpas ou explicações, acredita que o amor entre os pais não pode ter, simplesmente, acabado e passa a semana vasculhando cada canto da casa, bisbilhotando cada caixa, cada carta antiga, se arrastando por cada corredor secreto, atrás do verdadeiro motivo que levou à separação. Deixa de perceber sua própria família e a ansiedade de sua esposa, Aki.

Claire, filha do meio, já divorciada e com uma filha adolescente, Jill, aceita a separação com aparente calma. Tenta a todo custo esconder a temerosidade, os fantasmas que lhe assombram os sonhos e a preocupação com a filha. No entanto, a semana na velha casa na praia servirá tanto para que Jill conheça melhor a famíla quanto para a reaproximação de mãe e filha.
Já o caçula, Peter, o único representado pela visão que tem de si mesmo, é a personificação do lado disfuncional da família Loony. Distante em seu próprio mundo, indeciso, ligeiramente deprimido. É quem caracteriza a "Família Loony Buraco Negro": "cada membro é uma entidade flutuante e separada dos outros membros".

 O livro tem recursos únicos do universo dos quadrinhos explorados a fundo. Shaw faz um excelente uso desta linguagem a partir da lombada, que ao invés de conter apenas título, autor e editora, apresenta instruções de como classificar o livro. Em suas páginas, faz uso de closes, diversificação de quantidade de quadrinhos por página, plantas baixas, mapas e até representações de um típico jantar de família: vários parentes conversando ao mesmo tempo, o bebê chorando, uma adolescente engasgada e aquele desentendimento momentâneo onde a atenção se volta ao mesmo tempo para nada e para tudo.

Além dos recursos da estrutura dos quadrinhos, o autor ainda utiliza algo diferente para a narrativa. Enquanto todos os personagens são representados como seres humanos, Peter é antropomórfico: apresenta corpo humano e cabeça de sapo. É o modo como ele próprio se vê, e sua auto-imagem é projetada para o leitor.

Umbigo sem Fundo, de Dash Shaw
Brochura.
Publicado em 2009 pela editora Cia. das Letras / Quadrinhos na Cia.
720 páginas
Formato: 15,6 × 21,7 cm
R$ 60,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)

2 comentários: