terça-feira, 25 de janeiro de 2011

[6] As Tiras Clássicas da Turma da Mônica

Volume 6

O sexto volume da coleção que reúne os clássicos da Turma da Mônica apresenta tirinhas originalmente publicadas de 1969 a 1971. A Turminha tinha um rosto mais anguloso, no entanto mais semelhante com o desenho atual do que com o original. As histórias não são como as dos gibis, são tiras com no máximo 4 quadros, majoritariamente humorísticas.

Na época em que foram publicadas, era bem comum a repetição de piadas que deram certo, então podemos encontrar historinhas parecidas, com o mesmo tipo de piada. Como é comum nos quadrinhos da Turma, as tirinhas usam acontecimentos culturais da época para criar alguma história em cima.


Aqui, encontramos menções à Barbarela, uma série de histórias em quadrinhos criada em 1962 por Jean-Claude Forest e adaptada para o cinema em 1968 por Roger Vadim, com Jane Fonda no papel da protagonista; e a Shazam!, que pode tanto ser referência ao Capitão Marvel (da DC Comics) quanto ao livro de Moacy Cirne que fala sobre HQs, lançado em 1970. Como na tirinha a Mônica menciona estar gostando do livro sobre quadrinhos, cuja capa lembra o livro de Cirne, e termina com o uniforme do herói criado em 1939, pode ser uma referência aos dois.


Esses momentos em que a Turma da Mônica chama o leitor para conhecer mais do mundo ao seu redor mostram como o universo do Maurício de Sousa pode ser enriquecedor. Para os mais novos, é legal tanto ver como a "fisionomia" e a personalidade dos personagens mudou através dos anos quanto observar o universo em que estavam inseridos. Os mais velhos, que acompanham as peripécias da Mônica desde o início, gostarão de matar as saudades e reavivar lembranças.

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica
Volume 6
Publicado pela Panini/Maurício de Sousa Editora em 2010
Brochura, 21  x 21 cm
132 páginas em preto e branco
R$ 19,80

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com
Twitter: @Comic_House  
Av. Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)   




Comic House quadrinhos que não estão no gibi

3 comentários:

  1. SITE CHAAAATOOOO!!!
    ele se chama comic house , por que nao postam alguma coisa comica de verdade. NUNCa NUNCA NUNCA NUNCA MESMO vou  etrar aqui de novo
    tchau tchau!!

    ResponderExcluir
  2. oi gente eu sou o diego eu gosto muito ad turma ad monica quem quer aparecer no yotube e so compatilhar e ficar ligado no meu canal :D

    ResponderExcluir