terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Hetalia Axis Powers, de Hidekaz Himaruya

Hetalia apresenta uma proposta bem diferente de mangá. Seus personagens são países (europeus e asiáticos em sua maioria) personificados. Himaruya conta que teve essa idéia em Nova York, quando encontrou um texto que fazia piada com as características de vários países. Pensou então em criar personagens que fossem os tais países e carregassem as características como parte de suas personalidades.

Primeira página do prólogo de Hetalia.
O mangá apresenta diversas pequenas histórias, que supostamente se passariam na época da Segunda Guerra Mundial. No entanto alguns eventos ocorrem em épocas diferentes, como que explicativos. A leitura é bem parecida com a dos mangás, mas têm uma peculiaridade: na maior parte das histórias, lê-se em colunas, não em linhas. É bem fácil discernir. As sarjetas que separam as colunas são bem maiores quando as histórias seguem este formato.

Era uma vez um homem de força lendária. Ele foi criado para ser mais poderoso do que Alemanha e Inglaterra. 
Mas... Algo deu errado.
Esta é a história de Hetalia e seus encantadores amigos do mundo inteiro.

Este é o texto da  página introdutória do mangá, que antecede o prólogo, colorido. O resto do álbum, em preto e branco, narra os conflitos mundiais como uma grande discussão entre amigos-inimigos, pessoas que se xingam, discutem e discordam, mas parecem não serem capazes de viver um sem o outro.

No final do mangá, é apresentado um pequeno resumo da primeira guerra e do Império Romano, com informações acuradas sobre os acontecimentos, já que são tratados de forma humorística como rixas pessoais na história.
Em japonês, Hetare significa inútil. Itália é retratado como um cara medroso, carente, guloso, viciado em macarrão (pasta) e bastante hábil na paquera, daí o título do mangá. Por vezes, os personagens são apresentados em versão "chibi" (pequenos), especialmente para tratar de quando eles eram "crianças" ou para mostrar sua dependência em relação a outros países.

Hetalia Axis Powers, de Hidekaz Himaruya
Volume 1
Título original: Hetaria Akushisu Pawāzu
Publicado pela NewPOP em 2010
Brochura, 15 x 21 cm
144 páginas em preto e branco (prefácio colorido)
R$ 19,90

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com
Twitter: @Comic_House  
Av. Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)

 
Comic House quadrinhos que não estão no gibi

0 comentários:

Postar um comentário