terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Os Brasileiros, de André Toral

André Toral conta em sete histórias, as primeiras coloridas e as seguintes em preto e branco, a história dos indígenas brasileiros. Não como um povo à mercê de portugueses ou franceses, mas como uma nação - ou várias nações, já que as tribos diferem bastante umas das outras - com a qual os europeus precisam lidar, firmar acordos e, às vezes, guerrear, já que os indíos não entregarão suas terras de mão beijada.
Escritas entre 1991 e 2008, as histórias são dispostas em ordem cronológica, desde o descobrimento do Brasil, passando pelos bandeirantes, até o latifúndio do século 20, mostrando os problemas enfrentados pelos indíos, das primeiras invasões ao mais recente alcoolismo. Os Brasileiros não traz o relato de vítimas da História, mas coloca os índios em lugar de destaque e mostra que eles enfrentaram, sim, os europeus, do melhor modo que souberam.

A arte de Toral varia ao longo do livro. Algumas histórias foram feitas a lápis, outras a naquim, contando ainda com colorização em aquarela. O autor dispõe de algumas páginas no final do livro para falar das histórias em si e de sua feitura, bem como de alguns costumes indígenas, ponto central da obra.

Os Brasileiros, de André Toral
Publicado pela Conrad em 2009
Brochura, 21 x 27 cm
88 páginas coloridas e em preto e branco.
R$ 40,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: vendas@comichouse.com.br 
Twitter: @Comic_House  
Av. Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)  



Comic House quadrinhos que não estão no gibi

0 comentários:

Postar um comentário