segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Biografia de Angela Davis chega à Comic House

 


Nascida em em 1944 em Birmingham, no Alabama ao sul dos Estados Unidos, Angela Davis é uma das figuras mais carismáticas do movimento estadunidense pela defesa e a promoção dos direitos civis. Dedicou a vida para a luta contra o racismo e a desigualdade, para a causa feminista, à paz e à melhora das condições dos detentos nas prisões dos Estados Unidos. Angela era adolescente quando começou a se questionar “Por que, para os irmãos negros, sempre há um lado certo e um lado errado da rua para morar? Por que os irmãos negros ainda buscam agradar aos brancos, em vez de lutar contra quem lhes domina e oprime?”. Ela começou a ter tais questionamentos quando a Ku Klux Klan semeava bombas diante das casas das famílias negras no bairro “Dynamite Hill” em Birmingham, Alabama, para obrigá-las a irem embora para outro lugar. Hoje, setenta anos mais tarde, o caminho corajoso de luta e contestação de Davis ainda não terminou.

Na HQ "Angela Davis" (144 páginas, colorido), de Mariapaola Pesce e Mel Zohar é apresentada a vida de Angela Davis a partir de sua entrada na faculdade, centralizando seus posicionamentos sociais e políticos, até sua prisão em 1970 e posterior julgamento. As pautas antirracista, feminista e marxista, que ditaram os rumos de sua vida, assumem um caráter central da narrativa.

Em um traço reminiscente da pop art da década de 1960, Zohar traz uma paleta de cores marcante à narrativa de progressão quase cinematográfica estruturada por Pesce. 

Um ponto de extrema importância da HQ é o seu olhar critico sobre a época que se desenrola a história ao apresenta as complexidades e a efervescência na luta por equidade racial nos Estados Unidos, dando destaque ao feminismo negro.

Justamente essa intersecção entre raça, classe e gênero, abordadas durante a live e que tanto se faz presente na produção intelectual de Davis, traz o quadrinho para a atualidade. 

Outra surpresa, é a representação, ao final da HQ, de uma entrevista de Davis, já em idade avançada, na qual é mencionada a morte de Marielle Franco.


Título: Angela Davis, de Mariapaola Pesce e Mel Zohar

Quantidade de páginas: 144

Capa Cartonada

Arte: Colorida

R$ 79,90

Clique aqui e garanta seu exemplar!

Acesse nossa loja e coloque este clássico em coleção.




Venha para a Comic House, a loja onde os quadrinhos não estão no gibi.




Um comentário:

  1. Does the comic book delve into specific events or aspects of Angela Davis's life and activism that are particularly noteworthy? Tel U

    ResponderExcluir