sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mauricio de Sousa por 50 Artistas


MSP 50 é um desses álbuns fascinantes, especialmente porque muitos de nós tiveram o primeiro contato com a leitura e o mundo dos quadrinhos através das historinhas de Mônica e a turma do bairro do Limoeiro, sem falar no "terrir" da Turma do Penadinho, a idade da pedra estilizada de Piteco, a pré-história de Horácio, as aventuras espaciais de Astronauta e a tranquilidade sertaneja de Chico Bento. A sigla-título também remete a Maurício de Souza Produções.

O que acontece aqui? 50 artistas se uniram para comemorar os 50 anos de carreira do "pai" desses personagens fascinantes que acompanharam diversos leitores brasileiros - e, agora, estrangeiros também - por boa parte da infância e pré-adolescência. O resultado é um álbum tocante, com diversas histórias engraçadas, loucas, surreais e emocionantes, seguindo os estilos de seus autores. De "rabiscos toscos" (como os personagens se definem na história de Benett) ao estilo americano de super-heróis e o mangá, cada história segue o estilo de seu autor. Alguns, inclusive, aproveitam enredo de histórias já publicadas da turminha para desenvolver um final diferente. O artista Laudo fez isso, com base em Mônica Daltônica, uma história antiga, republicada no especial Mônica 30 Anos. Há também homenagens aos desenhos originais do Maurício.



A inspiração para esta obra veio do já citado álbum Mônica 30 Anos, que além de republicações de histórias clássicas, contou com a participação de diversos artistas, e de Asterix e Seus Amigos, no qual 34 artistas de todo o mundo criaram histórias para o baixinho gaulês de Urdezo e Goscinny, na comemoração de 80 anos de existência do personagem.
Isso tudo rendeu num volume tanto enlevante e nostálgico quanto desafiador e inovador. Nos leva também a conhecer diversos artistas brasileiros e lembrar de tantos outros já consagrados e perceber a quantidade de talentos que temos neste país.
Autores que participaram de MSP 50: Laerte, Rodrigo Rosa, Flávio Luiz, Gilmar, Daniel Brandão, Lelis, Antonio Eder, Cau Gomez, Lailson, Fido Nesti, Julia Bax, Orlandeli, Ivan Reis, Baptistão, Mascaro, Fábio Yabu, Jean Galvão, Raphael Salimena, Benett, Fábio Moon, Gabriel Bá, João Marcos, Jean Okada, Otoniel Oliveira, José Aguiar, Angeli, Samuel Casal, Osmarco Valladão, Manoel Magalhães, Antônio Cedraz, Erica Awano, Luciano Félix, Gustavo Duarte, Fábio Lyra, Fernando Gonsales, Vinicius Mitchell, Fernandes, Rafael Sica, Spacca, Wander Antunes, Fabio Cobiaco, Ziraldo, Christie Queiroz, Dalcio Machado, Jô Oliveira, Guazzelli, Laudo, Marcelo Campos, Renato Guedes e Vitor Cafaggi.

Mauricio de Sousa por 50 Artistas
Brochura.
Publicado em 2009 pela editora Panini/Maurício de Souza.
190 páginas
Formato: 27,5 x 19 cm
R$ 58,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House

0 comentários:

Postar um comentário