segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sessão de Autógrafos com Marcelo D'Salete e Mario Cau




Dupla de quadrinistas autografará suas mais recentes hq’s , dia 25 de outubro, sábado, às 18h30 na Comic House.



Marcelo d´Salete é professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos. Estudou design gráfico, é graduado em artes plásticas e mestre em história da arte.

Publicou diversas histórias em quadrinhos na revista Front, Graffiti, Quadreca, Suda Mery k! (Argentina), Contos Bizarros, +Soma e Stripburger (Eslovênia). Algumas dessas contando com a parceria dos roteiristas Kiko Dinucci, Eddy Gomez, Bruno Azevêdo e Edson Aran.

Ele também ilustrou os livros infantis Ai de tí, Tietê de Rogério Andrade Barbosa; Duas Casas de Claudia Dragonetti; E Assim Surgiu o Maracanã de Sandra Pina; Zagaia e Da Cabula de Allan Santos da Rosa; As descobertas de Paulinho na Metrópole de Marina Torres; Olho Mágico de Tiago Melo; A Rainha da Bateria de Martinho da Vila; e diversos outros.

Participou da exposição Consecuencias do Injuve na Espanha, 2002; da exposição de originais da revista Front no FIQ em Minas Gerais, 2003; e da exposição Ilustrando em Revista, Editora Abril. Esteve presente no Festival Viñetas Sueltas – Primer Festival Internacional de Historietas de Buenos Aires, Argentina, 2008. Participou do I Festival Internacional de La Bande Dessinée d’Alger, Argélia, 2008. Expos no 7 Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - Luanda Cartoon de 2010.

Publicou o álbum Noite Luz (livro de 112 páginas, editora Via Lettera, 2008) com seis histórias em quadrinhos de sua autoria. Esse mesmo livro foi publicado na Argentina pela editora Ex-Abrupto. Lançou o álbum de quadrinhos Encruzilhada (124 páginas) em julho de 2011 pela editora Leya (selo Barba Negra). Cumbe (176 páginas, editora Veneta, 2014) é o seu terceiro livro de histórias em quadrinhos, agora sobre o período colonial no Brasil.


Mario Cau é quadrinista e ilustrador, um artista compulsivo e multitarefa: desenha desde sempre e nunca parou. Acredita nas Histórias em Quadrinhos como forma poderosa de comunicação, expressão e arte: são sua linguagem e sua voz.

Começou sua produção autoral com a série Pieces, sobre os pequenos momentos cotidianos, convidando o leitor a uma reflexão sobre os mesmos. Pieces foi indicada ao Troféu HQMIX (Publicação Independente de Autor e Desenhista Revelação).

Foi membro do premiado coletivo independente Quarto Mundo, onde publicou Burocratia e By the Southern Grace of God. Participou de várias revistas e antologias, no Brasil e no exterior, como Nanquim Descartável, Café Espacial, Quadrinhópole, Contos da Madrugada, Machado, Short Stack, Heavy Metal, Negative Burn, Layer Zero, Front, Vad Gor de Nu, Feira da Fruta em Quadrinhos, Monotipia, entre outros, e publicou pela Balão Editorial a edição especial NÓS.

Participou dos projetos MSP+50 e Mônica(s), em homenagem aos cinquentenários de carreira de Maurício de Sousa e da personagem Mônica, respectivamente, e da exposição e livro Ícones dos Quadrinhos. Ilustrou a adaptação para HQs de Dom Casmurro, de Machado de Assis, com roteiro de Felipe Greco. 

Obra contemplada com o edital ProAC, e publicada pela Devir, Dom Casmurro venceu o Prêmio Jabuti em 2013 nas categorias “Ilustração”, em segundo lugar, e “Livro Didático e Paradidático”, em terceiro lugar; e também foi premiada com o Troféu HQMIX, em 2014, na categoria “Adaptação para Quadrinhos”.

Produz a elogiada série de webcomic Terapia, com Rob Gordon e Marina Kurcis, para o portal Petisco. Terapia ganhou o Troféu HQMIX na categoria “Web Quadrinho”, e virou livro após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo no site Catarse. Terapia Vol. I foi publicado pela Editora Novo Século e indicada ao Troféu HQMIX, também em 2014, nas categorias “Edição especial nacional”, “Desenhista Nacional” e venceu novamente a categoria “Web Quadrinho”.

Como ilustrador, atende diversos clientes particulares, editoras, agências de publicidade e produtoras culturais. É professor de HQ, Ilustração e Desenho Artístico na Pandora Escola de Artes em Campinas - SP, onde reside atualmente.


0 comentários:

Postar um comentário