Por Audaci Jr
Histórias com risos e lágrimas de
pessoas comuns vivendo numa metrópole que está em constante mudança.
Vidas que se cruzam numa homenagem aos “causos” cantados pelo sambista
Adoniran Barbosa (1910-1982).
O álbum é composto por quatro histórias com personagens das músicas de Adoniran Barbosa. A leitura de Quaisqualigundum
é tão fluída quanto a cadência da batucada improvisada de uma roda de
samba entre amigos usando a mesa do bar ou uma caixinha de fósforos.
Os autores se baseiam em clássicos como Saudosa maloca, Apaga o fogo, Mané, Um samba no Bixiga e Samba do Arnesto,
mas não fazem uma mera adaptação das suas letras. Cruz e Calil edificam
construções de personagens que extrapolam os limites temporais ou
temáticos das canções.
O mérito é “apresentar” o cantor e
compositor paulista para quem não conhece sem deixar o leitor perdido em
referências ou ciência das músicas. Ao mesmo tempo, as narrativas
impulsionam a (re)descobrir as letras cheias de tragicomédia, boemia,
urgência social e linguajar popular.
A primeira história, Maloca,
mostra a vida pregressa dos três amigos (“eu, Matogrosso e Joca”), da
vivência dura das ruas de São Paulo ao sonho de ter um lugar seu. Cruz
pega a “essência” do descaso das autoridades com os sem-teto (“Deus dá o
frio conforme o cobertor”) e a crescente e impiedosa verticalização da
metrópole, amarrando o desfecho com um fragmento da música usando
coadjuvantes criados exclusivamente para a HQ.
O tema e a linguagem popular adotados por Adoniran lembram também a letra de Cidadão,
música composta por outro Barbosa, o baiano Lúcio, que ficou famosa nas
vozes de dois “Zés”: o mineiro Geraldo e o paraibano Ramalho.
Deixando um pouco a melancolia de lado, a comicidade é o mote de A saga de Ernesto, na qual os quadrinhistas justificam a ausência do malandro do Brás, que convidou os amigos para um samba.
O experimentalismo gráfico da página 41 da fuga entrequadros do personagem é um dos destaques da história.
Já Mané e Marinez (na canção, é
Inez, mas os autores não usaram os nomes originais por causa dos
direitos autorais) tem um clima mais lúgubre, evidenciado nos matizes de
Davi Calil. Em todo o álbum, inclusive, a paleta de cores é trabalhada
para o estado emocional dos personagens, a mudança de ritmo ou o clima
da narrativa.
Pegando praticamente a ideia central de abandono da música Apaga o fogo, Mané,
a profundidade psicológica do casal de protagonistas se vale de um
narrador, mas o impacto maior está na sensibilidade “silenciosa” do seu
final.
Por fim, Chipolla e bracholas
usa os amigos do Ernesto da segunda história para contar de forma
bem-humorada a “baita duma briga”, com direito à trilha sonora de outro
clássico de Adoniran Barbosa, Trem da onze, de onde é retirado o título da HQ.
Além de oferecer profundidade aos personagens, Quaisqualigundum também é uma homenagem à “pauliceia desvairada”, usando como cenário os bairros da Mooca, do Brás e do Bixiga.
Geralmente, os desenhistas de
super-heróis não mostram tanta desenvoltura no roteiro quanto no traço
que os fazem populares. Uma grata exceção é Roger Cruz, que já estrelou
em títulos norte-americanos de ícones no gênero como X-Men e
Homem-Aranha, mas provou ser um grande contador de histórias, vide
também seu primeiro álbum autoral, Xampu – Lovely Losers (lançado em 2010 pela Devir).
A bela arte pintada de Calil, ora
guache, ora em aquarela, oferece ótimas passagens de tempo, personagens
estilizados bem caracterizados e uma narrativa dinâmica que aproveita
ângulos e planos cinematográficos.
Completando o ritmo de Quaisqualigundum, uma apresentação do jornalista e editor Sidney Gusman, texto nas orelhas da edição assinadas pelo rapper Emicida, biografias de Adoniran e dos autores, além de esboços, estudos e artes da dupla de criação.
A edição da Dead Hamster teve o apoio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC).
Quaisqualigundum é um samba
gráfico legitimamente brasileiro, que fica grudado na cabeça e nos dedos
do leitor como um bom batuque improvisado cantarolando as canções de um
dos maiores nomes da música popular do Brasil.
Título: Quaisqualigundum
Autores: Roger Cruz(roteiro) e Davi Calil(arte)
Formato: álbum - 96 páginas
Preço: R$ 45
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(Publicado originalmente no site Universo Hq no dia 15 de agosto de 2014)
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