terça-feira, 11 de agosto de 2020

Castanha do Pará, um relato da desigualdade e marginalização social.





A obra apresenta um polêmico e contundente retrato de nossa desigualdade social ao narrar a história de Castanha, um menino urubu que vive à margem da sociedade, passa boa parte do tempo nas feiras livres e vive das migalhas que seu dia a dia lhe
proporciona. Entretanto, mesmo oprimido e preso a sua condição social, sua mente e a imaginação lhe concedem o combustível para prosseguir na jornada.

A história repleta de simbolismos e analogias tem seu ponto alto na relação do urubu, uma ave que alimenta-se do que é deixado para apodrecer e de um menino que muitas vezes encontra seu próprio sustento no que é rejeitado pelos outros.

Sua história é narrada por sua vizinha que estranha seu desaparecimento, e assim, aciona a policia para sair em sua busca.

Diante da riqueza textual, a qual é potencializada por sua bela arte pintada, o autor, @gidaltimoura, teve sua obra premiada no renomado Jabuti, tornando-se a primeira HQ a receber este prêmio.

Todavia, a capa da HQ em si já expõe um recorte da realidade, a qual muitas vezes torna-se indigesta para muitos que a visualizam, seja por sua violência ou recusa em observar o cotidiano sem as vendas que nos são impostas sorrateiramente aos nossos olhos e que castram nossa sensibilidade aos que nos rodeiam. E assim, ela tornou-se alvo de repúdio e censura em uma exposição em que ela encontrava-se exposta. O fato ocorreu segundo relato do autor após uma postagem no Facebook, escrita por um policial militar que identifica-se como Cabo Mauro, nela o militar se expressou da seguinte forma “Eu, como policial que trabalha junto com os feirantes do Ver-o-Peso, me senti ofendido. Se ninguém do Comando da PM, associações, ou qualquer representante político não processar, eu vou processar”.

Desta forma, mediante algumas insensíveis reações negativas, a obra de Gildati foi substituída, sem consulta ao autor, por uma página interna do quadrinho.

Entretanto, independente da premiação e polêmicas, "Castanha do Pará" é uma obra necessária para repensarmos a respeito das histórias que nos circundam e de como podemos alterar seus destinos.

E se gostou do que leu, clique aqui e coloque em sua coleção esta belíssima edição capa dura com direito a um autógrafo e um desenho no melhor estilo splash page que o autor fez para cada edição que encontra-se em nossa loja.



Título: Castanha do Pará
Autor: Gidalti Jr
Cada Dura
84 páginas
Formato: 22,5 x 30,5cm
Arte: Colorida/Pintada

0 comentários:

Postar um comentário