sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Na Prisão, de Kazuichi Hanawa


O mangá autobiográfico conta a história do período que Hanawa passou preso, a rotina da prisão e seus pensamentos enquanto estava lá. Como menciona Tomohide Kure na introdução, as cartas que davam maior prazer aos presos eram aquelas com assuntos corriqueiros do dia-a-dia. Aqui, o caminho inverso foi feito. Sem a pretensão de fazer uma denúncia ao sistema carcerário japonês, o mangaká traça a história de seus três anos preso através dos pequenos afazeres, da comida e da tentativa de manter sua identidade.

O quadrinista foi preso em 1994 por porte ilegal de armas. Ele colecionava armas de brinquedo e logo passou a comprar armas modificadas. Foi descoberto e preso pela polícia quando as testava nas montanhas. Julgado e condenado, Kazuichi passou alguns anos encarcerado e mostra, ainda que atrás das grades, uma cultura completamente diferente da nossa.


A vida na prisão e a mentalidade dele são coisas completamente surreais, se compararmos com a nossa realidade. Apesar de seu crime não ser algo sério como um roubo ou assassinato, Kazuichi não se acha merecedor daquilo que recebe na prisão: refeições completas e saborosas, privilégios como banho, trabalho etc. A organização e limpeza são coisas extremamente valorizadas, podendo haver punição por qualquer coisa que não esteja em seu devido lugar e os próprios detentos cuidam uns dos outros para que tudo esteja onde deve estar, na hora e do jeito que deve estar.

Os quadrinhos não apenas nos deixam com água na boca, devido ao desfile de comidas que parecem deliciosas, mas também levam a uma reflexão sobre nosso próprio país, ainda que não tenha sido a intensão do autor.

Na Prisão, de Kazuichi Hanawa

Lançado no Brasil em 2005 pela editora Conrad.
Brochura.
416 páginas.
Formato: 16 x 23 cm
R$ 35,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House   

3 comentários: