terça-feira, 11 de setembro de 2012

Deus, Essa Gostosa de Rafael Campos Rocha na Comic House




Paulista Rafael Campos Rocha irá lançar na Comic House 'Deus, Essa Gostosa', seu 1º álbum onde mostra uma visão não-convencional do Criador

Dispa Deus da toga, apare seus cabelos e a sua farta barba branca que oferece o sinal de sabedoria, retire o olhar severo de punição que lhe impõe o respeito pelo medo e imagine como uma mulher negra, curvilínea, proprietária de um sex shop e dona de uma libido que inclui o masoquismo.

Essa figura oposta ao ser divino tradicional é retratada pelo quadrinista Rafael Campos Rocha no álbum Deus, Essa Gostosa (Quadrinhos na Cia., 88 páginas, R$ 33), mostrando sete dias no cotidiano do Criador: uma rotina como qualquer outro mortal, com direito a bater um papo com o diabo comendo pastel de camarão no boteco da esquina, praticar boxe ou simplesmente ficar na cama no domingo, como fez quando criou o mundo.


Ela é uma anarquista”, descreve o autor, em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA. “É uma figura de resistência a Deus. Imaginei que ela seria uma pessoa legal e mais ligada à sexualidade”, conclui, já que lhe irrita a representação divina contemporânea como uma “figura do Imperialismo paternal”.



 




















O Deus de Rafael Campos namora, gosta de uma ‘loira gelada’, convida amigos pensadores como o alemão Karl Marx e o russo Mikhail Bakunin (este último, um expoente do Anarquismo) para ver uma partida de futebol pela televisão e – como o seu ‘criador’ – também se irrita com a vida. “Ela é um ser mais cósmico, menos humanista e físsil”, comenta. “A sua ajudante do sex shop chega atrasada e ela não liga pra isso como todo o resto.”


Rafael aponta que o público feminino está respondendo positivamente ao álbum. "Comparo ela mais a Barbarella, que toma a iniciativa do desejo."
A personagem também é uma resposta a quadrinização do norte-americano Robert Crumb fez recentemente do Velho Testamento. Em Gênesis (lançado no Brasil pela Conrad), o autor – que muitos idolatram como 'deus' – não foge do lugar comum e retrata o Criador como o Ocidente conhece no seu inconsciente.


TRILOGIA DIVINA
No início, para o ‘faça-se a luz’, Rafael Campos Rocha enviava via e-mail a série Tetralogia Cruciforme, onde Deus aparece “peladona e tomando champanhe” na segunda história, que envolve seu filho mais famoso, Jesus.

Rafael Campos Rocha, o criador de 'Deus'
Depois de sua estreia, Deus começou a aparecer no blog do quadrinista (www.rafaelcamposrocha.blogspot.com.br) e também no jornal Folha de S. Paulo.
Atualmente, Rafael trabalha no segundo álbum, onde vai explorar os domingos da protagonista, explorando um pouco de tudo que gosta como a pancadaria das HQs de Jack Kirby e de terror.

(Matéria publicada no Jornal da Paraíba no dia 1º de agosto de 2012)


Sessão de Autógrafos e Bate-papo com Rafael Campos Rocha
Lançamento do álbum 'Deus, Essa Gostosa'
22 de setembro de 2012, a partir das 18:30h
Entrada Gratuita.


Local:

Comic House quadrinhos que não estão no gibi
Endereço: Avenida Nego, 255, Tambaú (João Pessoa-PB)
Telefone: (83) 3227.0656

Twitter: @Comic_House

Um comentário:

  1. Renato de Jesus Alves renatoal11 de setembro de 2012 às 16:39

    Adoro e aprecio artes que retratam o cotidiano. Apesar de gostar de quadrinhos, não conheço o trabalho desse artista. Amei a dica. Valeu muito.

    ResponderExcluir