segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Persépolis, da Marjane Satrapi


Na graphic novel (ou melhor, romance gráfico) da iraniana Marjane Satrapi conta a história de como cresceu em meio às revoluções de seu país. Ela fala, também, sobre suas próprias revoluções, num livro dividido em quatro partes.

Marjane, bisneta do antigo rei da Pérsia, abre o livro com uma ligeira explicação das mudanças políticas no país até aquela que alterou a sua vida. Em 1979 a revolução islâmica derrubou o xá do Irã e ela, que vinha de uma família de esquerda, ocidentalizada e moderna, acostumada a ter dois meninos como melhores amigos e a estudar numa escola francesa, laica e mista, se vê obrigada a adotar o véu e, com ele, diversas outras mudanças de ordem religiosa.

Agora, não pode mair ter meninos como amigos, as turmas de homens e mulheres são separadas tudo o que vem do ocidente é pecado - ou pior: crime. A garota, muito inteligente, revolta-se e contesta aquilo que está vivendo. Vê os adultos à sua volta sendo punidos por possuírem ideologias diferentes da islâmica. Cresce num constante embate entre o que é normal e o que é certo.

Percebi que a narração parece acompanhar o crescimento da garota. Parece condizente com sua idade em cada uma das quatro partes que fazem esse volume. E mostram desde a contestação infantil até sua ida para a Europa, a revolta adolescente, os perrengues que passou dentro e fora do Irã até achar seu lugar.

O traço é simples, em preto e branco, o que parece facilitar o entendimento do teor da história, como um todo. A narrativa é tão envolvente que chegamos a nos perguntar se certas coisas realmente aconteceram à autora ou se apenas à personagem. Persépolis é uma crítica à situação política do país, uma tentativa de fazer outras cabeças questionarem e contestarem e uma amostra de como crescer é complicado, ainda mais para uma mulher num país sob o domínio da revolução islâmica.

Persépolis Completo, de Marjane Satrapi
Lançado no Brasil em 2007 pela editora Cia das Letras. Brochura.
352 páginas.
Formato: 16,5 x 24,5 cm
R$ 45,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House  

0 comentários:

Postar um comentário