sábado, 14 de agosto de 2010

Nova York, de Will Eisner

A série Quadrinhos na Cia., da Cia. das Letras, estreou com Nova York: A vida na grande cidade, do grande Will Eisner. A obra é uma reunião dos livros Nova York: A vida na grande cidade, O Edifício, Cadernos de tipos urbanos e Pessoas Invisíveis, além de novas ilustrações e uma história inédita, sobre a cidade de São Paulo, lançada exclusivamente (pelo menos é o que diz na nota do editor) no Brasil.

O livro conta a história de Nova York e seus habitantes, através da arquitetura. São mostrados os mais diversos tipos de relações, de interpessoais à relação com as fissuras das calçadas, os prédios, mobiliário urbano e  os meios de transporte.

De colorido, só tem a capa, mas nem de longe isso interfere na narrativa. As páginas em preto (ou marrom) e branco, muitas vezes sem requadro e desobedecendo regras da narrativa em quadrinhos (que o autor conhece muito bem, tanto que é um dos principais teóricos na área) trazem histórias envolventes sobre uma cidade viva, que muda de personalidade de acordo com o habitante e mostra que sempre pode ser palco para uma nova história.

Os personagens - pessoas ou prédios - são tão humanos quanto se possa ser. Insatisfeitos, apressados, em mutação, nem sempre felizes, mas nem sempre tristes, espremendo-se em espaços minúsculos, barulhentos e poluídos. Falando assim, parece uma situação trágica, mas há quem goste. Um cantinho no Centro da cidade pode ser exatamente o que um casal de idosos quer, não uma pacata vida no campo, aturando grilos. A cidade apresenta-se como é, e os moradores vão moldando, ou ela ou a si mesmos, a seus gostos e necessidades.

Nova York, de Will Eisner
Lançado no Brasil em 2009 pela editora Cia das Letras, na Quadrinhos na Cia.
Brochura.
439 páginas.
Formato: 20 x 27cm
R$ 55,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House  

0 comentários:

Postar um comentário