sábado, 21 de agosto de 2010

É Tudo Mais ou Menos Verdade

O jornalismo investigativo, tencencioso e ficcional  do Allan Sieber


O livro de Allan Sieber reúne diversas histórias de um humor ácido e sarcástico, que tiram onda do Rio de Janeiro, cidade onde o jornalista/cartunista mora, e Porto Alegre, onde ele nasceu. O livro é dividido em duas partes. A primeira é em preto e branco e papel fosco. A segunda parte é colorida, em papel brilhante e encerra o livro com uma entrevista, feita por Phillipe Poncet, que traduz o trabalho de Sieber para o francês.


Allan não deixa nada passar em suas histórias. A maior parte das tiras foram publicadas nas revistas Trip, Sexy e Piauí, dentre outras, ainda que haja histórias inéditas, e mostram uma cobertura nada convencional de eventos como o Fashion Rio e o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Há, ainda, histórias puramente fictícias, como a que apresenta Adolf Hitler, ou Seu Dodô, como um querido morador do Leblon, refugiado no Rio desde o final da Segunda Guerra.

De desfiles de moda à favelas, passando por um hilário, absurdo e - infelizmente - provável workshop de sedução*, Sieber não deixa nada nem ninguém escapar de sua crítica social. Mesmo nas tiras que envolvem animais falantes imaginários, algum apecto da realidade no Rio é exposto. E, claro, Allan não deixa de lado alguma zoação sobre seus próprios amigos e sua vida, já que diversas vezes recorre à sua infância e adolescência para contar a história.

Sim, a gritaria por causa dos times no Rio é a mais pura realidade.

*No início da história, Allan Sieber afirma ter sido escalado pela Playboy para fazer o tal workshop e ver como é, o que rende uma das melhores histórias do livro.

É Tudo Mais ou Menos Verdade, do Allan Sieber
Publicado em 2009 pela editora Desiderata
Brochura.
124 páginas.
Formato: 28 x 21 cm
R$ 45,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House   

0 comentários:

Postar um comentário