quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Disney apresenta: Clássicos da Literatura


Para comemorar os 60 anos da Revista Pato Donald no Brasil, a Disney lançou vinte edições comemorativas, numa série entitulada Clássicos da Literatura. A excelente iniciativa procura tornar o universo da literatura mais familiar para os seus leitores, que são crianças, em maioria.

Cada uma dos volumos contém histórias, algumas já publicadas, outras inéditas, ambientadas em textos clássicos, como Ilíada, Odisséia, Guerra e Paz e Dom Quixote. Boa parte dos gêneros literários é agraciada, de épicos à romances de guerra e ficção científica.

O que a série não é: uma reprodução fiel das histórias, o que não é um aspecto negativo, principalmente se tratando de uma obra voltada para o mundo infantil.  No volume 10, Guerra e Paz, por exemplo, por mais que os personagens da Disney assumam nomes dos personagens do romance e alguns trechos se pareçam, a tarefa de Donald é tentar salvar o ouro do Tio Patinhas das mãos tanto dos franceses que estão para invadir a Rússia quanto dos irmãos Metralha, sempre rondando a fortuna do pato sovina. Na mesma edição, há ainda uma adaptação de Crime e Castigo e uma história de 30 páginas, não ligada à um clássico, mas com link com a História, em que o Mickey e o Pateta voltam no tempo para descobrir o mistério de Napoleão: por que ele está sempre com a mão escondida sob o casaco?


O que a série é: fonte de informação e de curiosidade. No começo de cada edição, há uma nota que explica a relação de cada uma das histórinhas com a História ou os textos clássicos. O texto inicial pode funcionar como um trampolim para que, futuramente, o leitor procure a obra original. Ler uma história de personagens já conhecidos pela criança que se passa em um outro mundo ou contexto favorece leituras futuras. Oras, uma vez que se conhece as figuras de Ulisses e de Aquiles ou se tem informações sobre Tróia, presentes no volume 5, está plantada a semente da curiosidade.

Pode ser que o pequeno leitor da Disney não venha a se interessar por todos os originais citados, mas algum certamente vai chamar a atenção.

Capas



















 

Clássicos da Literatura Disney


Lançado no Brasil em 2010 pela editora Abril.
Brochura.
Cada edição tem cerca de 160 páginas. São, ao todo, 20 edições.
Formato: 14,7 x 20,7 cm
R$ 9,95 (cada edição)

Quer adquirir as suas? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House   

0 comentários:

Postar um comentário