sexta-feira, 21 de novembro de 2014

L'Amour:12oz, de Luciano Salles




Por Artur Tavares(Editor e Tradutor da HQM)

Na semana passada, a Editora Mino estreou no mercado de HQs com o lançamento da grande obra L'Amour: 12 oz, do grande mestre Luciano Salles.O álbum está belíssimo, num formato grande, e papel de altíssima qualidade.

A história conta recortes da vida de vida de um casal, e como a ação do tempo é implacável e irremediável, sendo a única certeza na vida de todos, até daqueles que colocam o amor ao seu (sua) parceiro(a) acima de tudo. Conceitual, o álbum é narrado de forma não-linear, e, se posso dizer tanto, de maneira metafísica. Ao final, tenho certeza que cada leitor vai ter uma interpretação única daquilo que acabou de ler. Acredito que essa tenha sido a intenção do autor, embora essa não seja uma certeza. 

Como admirador, entusiasta, e, se tanto, amigo do Luciano, sou fascinado pela complexidade de suas obras, bem como seu imenso poder de síntese. Quem leu seu trabalho anterior, O Quarto Vivente, sabe bem o que quero dizer. Não vou mentir, é uma obra altamente intelectual, que provoca muitas reflexões. Li o álbum no sábado, e fiquei até agora pensando no que poderia dizer sobre ele. Em termos artísticos, porém, há uma completa inversão do que é apresentado em termos narrativos. Não existe subjetividade no que é apresentado ao leitor. 

Os desenhos de Luciano são diretos, e servem como ponte que facilita a sinapse entre o texto e o sub-texto da obra, e o cérebro. Por fim, acredito que L'Amour: 12 oz vai além da consolidação de Luciano como um grande quadrinista nacional. 

A obra é prova de que é possível fazer HQs de altíssima qualidade artística e conceitual em um país que ainda hoje tenta se consolidar como um grande mercado produtor de histórias autorais. Espero que Luciano consiga ser notado por editores visionários dos mercados norte-americano e europeu, e que sua obra ressoe como um todo por muitos anos que virão. 

Que o tempo seja gentil com ele, e prove que nem sempre é implacável com a humanidade e todas as coisas deste planeta!


 Título: L'Amour: 12 Oz
Autor: Luciano Salles(roteiro & arte) e Marcelo Maiolo(cores)
Formato: 21x30cm
64 páginas
R$ 37,00

Sessão de Autógrafos com Luciano Salles
Dia 22/11/2014 - sábado, às 18h30
Local: Comic House
Av. Nego, 255, Tambaú
Contato: vendas@comichouse.com.br - 
83 3227 0656 - @Comic_House
  


0 comentários:

Postar um comentário