quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bolland Strips!, de Brian Bolland




Para resultar em um traço hiperrealista e detalhado, Brian Bolland é famoso por ter poucos trabalhos publicados devido a sua lentidão que resulta nos seus trabalhos. Não é à toa que o britânico tem pouco material publicado no Brasil e que concentra seu talento criando capas para as revistas em quadrinhos como Homem-Animal, Os Invisíveis e Mulher-Maravilha.

Chega às livrarias e lojas especializadas um ‘lado inglês’ da sua produção (que se concentra mais no material para os Estados Unidos), pouco ou nada conhecido pelo leitor brasileiro: Bolland Strips! 

O álbum reúne pranchas que variam ao habitual estilo mais minucioso, passando pelo caricatural. Com o ‘cartão de visitas’ presente na capa, a coletânea traz a série A Atriz e o Bispo, que conta na forma de rimas bem-humoradas a história de um casal suburbano londrino formado por um velho bispo aposentado e uma jovem atriz que ousa no seu figurino.

“Achei que a coisa menos interessante que poderia fazer era transformá-los em algo pornográfico”, confessa o autor no prefácio da obra. “Qualquer propensão a algo que eles façam é com você, leitor, usando a sua sórdida imaginação”.

Com as rimas presentes na narração de A Atriz e o Bispo, o tradutor Cassius Medauar teve um ônus a mais. “Foi muito, muito trabalhosa a tradução, visto que eu tinha que rimar e, ao mesmo tempo, tentar deixar o mais próximo possível da tradução literal”, descreve. “Acabei tento um processo de tradução diferente um pouco do que faço, meio não-linear, às vezes passando pra frente e depois voltando a algumas páginas mais difíceis”.

Nas páginas de Sr. Mamoulian, Bolland abandona o traço que é sua marca registrada para mostrar sua estilização do caricatural em uma série de 54 páginas (onde cada página é uma história) da sua obra definida pelo próprio como “pseudoautobiográfico”.

Sr. Mamoulian é um homem de meia-idade solitário, pacato e paranóico, cujas reflexões pessoais e fracassos interpessoais povoam seu mundo com a cena punk, as neuroses de conspiração e a ácida crítica à arte contemporânea representada por outros personagens. O protagonista conversa com o leitor, criar um clima erótico conversando com uma ‘musa imaginária’ na sua cabeça e os pequenos dramas embutidos no cotidiano.

Um dos artifícios usados por Brian Bolland na série é sua habilidade com a metalinguagem, onde o Mamoulian lê as cartas e críticas dos leitores na época e recebe telefonemas de um autor desconhecido que o usa como personagem.

“O humor britânico e a crítica social foram outros complicadores da tradução”, aponta Medauar. “Tive que pesquisar momento histórico e gírias da época para poder melhor traduzir. Mas esse é o tipo de coisa que adoro em tradução, você acaba aprendendo várias coisas ao ter que pesquisar coisas difíceis”.

Uma curiosidade física da criação do artista é a semelhança gritante com um personagem brasileiro. O rosto arredondado, olhos grandes e o bigode fino lembram O Amigo da Onça, figura criada pelo pernambucano Péricles (1924-1961) no começo dos anos 1940 (Sr. Mamoulian surgiu apenas nos anos 1980).

Completando Bolland Strips!, uma série de três HQs de uma página e ilustrações que integram o portfólio do britânico.

Hoje com 62 anos, Brian Bolland continua um artista incansavelmente ocupado.
Na sua página oficial na internet (www.brianbolland.net), o ilustrador avisa que está cada vez mais incapaz de fazer entrevistas. “Responder a estas entrevistas é surpreendentemente demorado e eu faço quando deveria estar desenhando”, avisa na seção de contato do site.

Como foi trabalhar com Alan Moore?” ou “Como é que as coisas são diferentes hoje em dia?” são as perguntas parecidas que todos fazem, atenta o autor. Por isso, ele disponibilizou uma seção onde as questões mais frequentes são respondidas, com direito a versão em inglês e espanhol.

Bolland Strips!
Autor: Brain Bolland(roteiro & arte) 
96 páginas  - 20cm x 27,5cm
Capa Dura
R$ 38,00



Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: vendas@comichouse.com.br
Twitter: @Comic_House
Av. Nego, 255, Tambaú (João Pessoa-PB)
  








 (Publicada no caderno Vida & Arte do Jornal da Paraíba no dia 05/05/13)

0 comentários:

Postar um comentário