sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Toda Rê Bordosa, de Angeli



Por Flavio Caldas

A Rê Bordosa é uma personagem de criação do cartunista Angeli, surgida em 1984 em tiras publicadas pela Folha de São Paulo. Também integrou o mix da revista Chiclete com Banana (da Circo Editorial). Revista que é um marco editorial, não apenas pela vendagem absurda, mas pela proposta anárquica dos artistas que formavam o grupo. Esta publicação reuniu então a nova geração do quadrinho nacional e publicou material de gente como Glauco, Laerte, Luiz Gê, Claudio Willer, dentre outros.
Quanto à Rê Bordosa estamos falando de uma mulher por volta dos 40 anos, ninfomaníaca, alcoólatra, totalmente desprovida de moralismo ou bom senso em relação à direção que dá a sua vida. Uma existência regada a orgias, álcool, cigarros, abortos e noites mal dormidas. Por consequência o autor costuma “carinhosamente” descrevê-la como a “porralouca”!

A Quadrinhos na Cia nos presenteia com este belo álbum com as tiras ácidas (restauradas digitalmente) desta personagem que se confunde com o próprio criador. Para falar a verdade, não consigo olhar a personagem sem ver o rosto do Angeli sobreposto sobre o da Rê Bordosa. Muito provavelmente muitas situações foram inspiradas na vida pessoal do autor, o que só aumenta a ironia da coisa.
E o amálgama do criador/criatura chegou a ser um complicador para Angeli, fazendo com que o mesmo, ao ser constantemente confundido com a criação, realizasse o assassinato da personagem, apagando-a das páginas de sua prancheta e provocando a ira dos fãs...

Ocupação Angeli no Itaú Cultural
Angeli é um artista com trabalhos publicados na Alemanha, França, Itália, Argentina, Espanha e Portugal. Em Portugal a Devir (editora) publicou uma coletânea com seu material com grande sucesso, rendendo, inclusive, a exibição de uma série de animação (com personagens de Angeli) oriunda de uma coprodução da TV Cultura (Brasil) com a produtora lusitana Animanostra.

Foi premiado pelo HQMIX por seis anos consecutivos como o melhor chargista do Brasil. Ainda hoje é o responsável pelo cartum da Folha de São Paulo, publicando tiras no caderno Ilustrada onde veicula personagens como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock, dentre outros.

Angeli é um artista que expõe suas opiniões sem pudor e utiliza de um humor muitas vezes pesado, para alguns ofensivo, mas de forma contextualizada, de maneira que não se deixa cair pelo mau gosto, como é muito comum no humor que presenciamos no mundo contemporâneo, em especial na televisão e seus programas de humor barato. Toda Rê Bordosa é uma aula de ironia, de crítica social, uma discussão à moral e seus meandros.   

Há possibilidade do título ser o primeiro lançamento de uma série de álbuns com a produção do artista. O álbum em questão é um item obrigatório para a estante de um leitor de quadrinhos. Trata-se de uma personagem clássica da nossa HQ nacional, bem como uma ótima oportunidade ter uma parte da obra de um dos autores mais importantes e polêmicos de nossa terra brasilis.

 

Toda Rê Bordosa
Autor: Angeli (Roteiro e Arte)
Editora: Companhia das Letras
Capa Dura - 216 páginas
Miolo em preto e branco
Formato: 19,5cm x 26,5cm 
R$ 64,00


Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: vendas@comichouse.com.br
Twitter: @Comic_House 
Av. Nego, 255, Tambaú (João Pessoa-PB)

 





(Texto complementar)

Em 2008 a personagem ganhou uma adaptação em stop-motion intitulado Dossíe Rê Bordosa(clique no link e visite o site), na qual são investigadas as razões por trás da decisão do cartunista Angeli de matar uma de suas mais famosas criações: a diva underground Rê Bordosa. Assista abaixo as duas partes que compreendem a animação completa.











0 comentários:

Postar um comentário