quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Face Oculta, de Gianfranco Manfredi






Por Flavio Caldas
A Face Oculta, no original Volto Nascosto, é o primeiro título da Sergio Bonelli Editore publicado pela Panini Editora no Brasil. Um título do ótimo Gianfranco Manfredi, autor do título “bonelliano” Mágico Vento. A publicação se situa no final do século 19, retratando uma Itália com ambições expansionistas, voltando sua atenção para os países africanos. 

A Etiópia é o país em questão para a trama, que se passa entre os anos 1889 a 1896, com o Tratado de Wuchale sendo a mola matriz para os acontecimentos, um acordo que seria de utilidade para estabelecer a prática de colaborações mútuas entre as duas nações. É neste cenário que ingressam o personagem de Ugo Pastore e seu pai, que são encarregados de participar deste capítulo da história colonialista italiana.

Ugo é um jovem versado em várias línguas, que não se deixa convencer facilmente pelas boas intenções do tratado, se envolvendo na descoberta de um combinado com interesses escusos.
Para complicar a situação existe a figura do Face Oculta, um homem que se apresenta como sagrado e configura-se um misto de líder religioso e político, trazendo consigo um número expressivo de soldados aderentes à sua causa. 

Esta minissérie foi publicada na Itália em 14 partes, em 2007. É uma leitura de ótimo nível, como já é peculiar à obra do autor, sempre preocupado em discutir questões mais maduras e realistas. Mesmo tratando-se de uma obra de ficção há a presença de elementos históricos importantes que servem de recheio e espinha dorsal para a trama em seu desenrolar.

A Panini fez um trabalho gráfico bem bonito, com um formato interessante que pode ser uma pista para o futuro das publicações Bonelli sobre suas asas. Esperamos que seja o primeiro título de muitos voos “bonellianos” deste calibre. Há muito material disponível a se lançar e proporcionar variadas opções de leitura para leitores de bom gosto.

 

Face Oculta – Os saqueadores do deserto (Volto Nascosto)
Autor:  Gianfranco Manfredi
Editora Panini
Capa Cartão - Formato: 16×21 cm
100 páginas - miolo em papel off-set
R$ 12,90




Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: vendas@comichouse.com.br
Twitter: @Comic_House
Av. Nego, 255, Tambaú (João Pessoa-PB)

0 comentários:

Postar um comentário