quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Vikings - A Viúva do Inverno, de Brian Wood & Leandro Fernandez





Por Jéssica Figueiredo


Após ter a publicação interrompida em julho de 2011, quando foi colocada para fora das módicas páginas da revista Vertigo, a série Vikings ficou em falta por alguns meses, com a promessa de que voltaria às bancas em edições encadernadas. Promessa cumprida, e a primeira destas edições saiu em fevereiro deste mês, através da Panini Comics, trazendo uma história inédita e bem distinta das publicações anteriores.
Escrita por Brian Wood (ZDM – Terra de Ninguém, Local), ilustrada por Leandro Fernandez (Justiceiro MAX), “A Viúva do Inverno” não é uma história comum de um guerreiro viking em busca da sua glória nos grandes salões de Odin (como seria comum supor encontrar num quadrinho nomeado de “Vikings”). Na verdade, Brian Wood eleva os sentimentos à flor da pele, e constrói uma história emocionante, narrada por uma jovem mulher cujo marido infectado acabou de morrer e a última coisa que lhe resta é sua filha. Algo inédito na seqüência de histórias desta série.
 
Hilda é a primeira mãe solteira a ter voto na assembléia local, espécie de “governo cristão” que comanda o vilarejo. Por seu marido ter sido um comerciante muito bem sucedido, ela têm posição lá dentro – e a história começa a tomar corpo quando ela decide apoiar a decisão dos anciãos da assembléia de trancar os portões da cidade, expulsando os infectados.  
Assim, com muros de “dois metros de espessura, mais uma camada de bétula de cada lado, separados por um metro de mata congelada”, e passando um dos piores invernos dos últimos tempos, o vilarejo do Rio Volga estaria protegido. Mas a realidade se mostra outra quando o mal se aproxima, e aquele que deveria proteger aquele povoado revolta-se contra ele. “Somos uma cidade em autoexílio, a decisão tomada numa amarga divergência. E nossos invernos duram sete meses”, profecia Hilda, prevendo a continuidade de humilhações, guerras, aflições, desgraças e violência que viria a seguir.   


Os ataques ao povoado, a matança provocada pelo líder dos soldados do vilarejo, sua inveja por querer a todo custo adquirir a autoridade de uma cidade em ruínas, e o inverno que só piora, são acontecimentos que ficam ainda mais difíceis de digerir quando apresentadas junto à narrativa gráfica do Leonardo Fernandez. Usando cores que lembram o frio como preto, verde e azul, o artista consegue retratar de forma clara os conflitos e as expressões dos personagens, ilustrando com maestria uma história triste e cheia de destruição, mas ainda muito envolvente. Além de glorificar as várias “splash pages”, aquelas que ocupam uma página inteira do quadrinho, usadas para finalizar praticamente todas as edições deste volume.  
Em depoimento ao Vertigo Comics, Leonardo fala sobre as splash pages: “Eu posso dizer que Brian quer dizer alguma coisa com elas, ele está nos dando um ritmo na leitura. Considerando como era diferente o passar do tempo naquela época, comparado à vida moderna, entre trânsito, celulares, trabalho e por aí vai... Há uma clara vontade de dizer: ‘vamos devagar, olhe este momento, envolva-se com a história’. E a chave é que a maioria dessas páginas não mostra uma clássica cena de ação, mas uma especial.

Tirando o foco dos contos de guerra clássica dos Vikings e apostando num um tom confessional e bastante emocional, Brian Wood não apenas descreve os terríveis conflitos de uma comunidade, mas também procura levantar perguntas sobre o bem e o mal, o político e o corrupto, o poder e a humilhação. É como se ele quisesse propor um duelo de valores na mente do leitor, e dessa forma colocar em cheque o significado da vida e da morte. Estas considerações são feitas pela Hilda durante todo o quadrinho, até que certo momento, quando comete seu primeiro assassinato, ela se pergunta: “Que tipo de mãe sou eu agora?” 

Violenta ao extremo, “A Viúva do Inverno” se destaca por ser uma história, acima de tudo, dolorosa. Mas que vale à pena pela gama de reflexões que ela desperta no passar das suas 191 páginas. 




Vikings - A Viúva do Inverno
Autores: Brain Wood (roteiro) & Leandro Fernandez ( arte)
191 páginas » Capa Cartão
Lombada Quadrada » Papel Couchê
Editora Panini Comics
R$   23,90 

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Av. Nego, 255, Tambaú (João Pessoa-PB)









0 comentários:

Postar um comentário