quinta-feira, 7 de julho de 2011

Transmetropolitan Vol.1 – De Volta às Ruas, de Warren Ellis e Darick Robertson



 

Spider Jerusalém tentou fugir da Cidade, mas não deu certo. Ele precisa entregar dois livros para seu editor e, para ter a inspiração e o material necessário para escrevê-los, só voltando ao lugar que ele mais odeia. Assim começa a elogiada série de ficção científica Transmetropolitan, que acompanha o dia a dia de um jornalista alucinado numa megacidade futurista que poderia muito bem ser um espelho perturbado de qualquer metrópole de nossos dias. 

O encadernado De Volta às Ruas reúne as seis primeiras edições da série, criada pelo roteirista Warren Ellis e pelo desenhista Darick Robertson. Transmetropolitan foi lançada, há quase uma década, para inaugurar o selo Helix, da DC Comics, dedicado a quadrinhos de ficção científica. O selo, porém, deu com os burros n'água, justamente porque Transmetropolitan findou sendo o único título que deu certo e que precisou migrar para a Vertigo até chegar a sua conclusão. Hoje é praticamente um cult entre os leitores.   


Spider Jerusalém tem uma noção bastante pessoal de qual é a verdade que deve ser buscada por um jornalista. Ele cruza pelas ruas da Cidade com sujeitos dos mais estranhos: pessoas que resolveram alterar seus corpos com DNA alienígena, inteligências artificiais com a cara do Marlon Brando viciadas em alucinógenos, editores paranóicos, pastores picaretas de seitas para lá de esdrúxulas e até um presidente mezzo Ronald Reagan, mezzo Silvio Berlusconi


Hunter Thompson e sua companheira
Spider Jerusalém e seus textos incendiários











Claramente inspirado no norte-americano Hunter S. Thompson, legendário jornalista cujo estilo de reportagem ganhou o nome de Gonzo Jornalismo, Spider Jerusalem é um herói bastante anti-convencional. Seu único 'superpoder' é a capacidade de destruir a reputação de alguém com suas palavras ferinas e de conseguir informações comprometedoras sobre aqueles que estiverem na sua mira. Cínico, desbocado, violento e inconsequente, ele não tem muita paciência com a hipocrisia da sociedade. Ao mesmo tempo, ele próprio é engolido pelo sistema que renega ao ser alçado ao estrelato por causa de seu estilo.   

De Volta às Ruas traz o arco homônimo ao encadernado, com três histórias, no qual logo após sua volta à Cidade, o protagonista se vê às voltas com um conflito urbano entre as autoridades e uma minoria. As histórias seguintes mostram o que acontece quando Spider resolve mexer com três coisas bastantes presentes na vida das pessoas: televisão, política e religião. 

Para conseguir dar forma às ideias malucas de Ellis, o desenhista Darick Robertson lança mão de um traço estilizado, dando um tom realista que às vezes se aproxima da caricatura na caracterização dos personagens. Por sua vez, a Cidade chega quase a ser, ela também, um personagem da trama e merece atenção especial do artista. Misturando diversos estilos arquitetônicos, luxo e decadência, luminosidade excessiva e sombras opressoras, Robertson preenche cada quadro com o máximo de detalhes, beirando a poluição visual, mas casando muito bem com a proposta caótica da série.

  
Bem ao estilo cyberpunk, Warren Ellis, em parceria com Robertson, se aproveita do futuro para construir uma crítica mordaz à sociedade contemporânea e, em especial, ao jornalismo. Transmetropolitan é considerado por muitos como o trabalho mais importante da carreira do roteirista até agora e uma das séries mais elogiadas da década passada.  

   
Vale lembrar que a editora Brainstore já havia tentado publicar Transmetropolitan no Brasil anteriormente, mas a empreitada foi interrompida por volta da vigésima edição. Desta vez, a Panini promete lançar os 60 números da série e o segundo volume foi anunciado para breve. Uma boa notícia para o público brasileiro.


Transmetropolitan Vol.1 – De Volta às Ruas
Publicado pela Panini Comics em 2010
Capa dura, 17 x 26 cm 
148 páginas coloridas
R$ 45,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: vendas@comichouse.com.br 
Twitter: @Comic_House   
Av. Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)   


Comic House quadrinhos que não estão no gibi


0 comentários:

Postar um comentário