sábado, 7 de maio de 2011

Zestas, de Murillo e Resano

A HQ roteirizada por Joaquín Resano e ilustrada por Ernesto Murillo não tem nada de bonita ou delicada. A ideia era levar uma história de ação no estilo do velho oeste e adaptar a "locação" para o País Basco. O contexto histórico explorado é o conflito nacionalista entre o ETA - Euskadi Ta Askatasuna ("Pátria Basca e Liberdade" em basco) e a ditadura de Francisco Franco na Espanha. A região do País Basco ocupa parte do norte da Espanha e do Sudoeste da França. O local tem cultura e idioma próprios, este, inclusive, não tem parentesco com outros idiomas europeus da região. Na época da ditadura, as escolas foram proibidas de ensinar o euskara, idioma basco, e a manifestação da cultura foi suprimida ao máximo. O ETA, então, pegou em armas para libertar o país da ditadura. O movimento foi, de certa forma, parecido com os movimentos contra a ditadura militar no Brasil.

Neste cenário violento, não há espaço para ser bonzinho. Mas o nosso anti-herói, Zestas, não tem inclinação política alguma, diferente de sua irmã, Maia, que luta contra o franquismo. Zestas "empresta" armas do ETA para assaltar pequenos bancos e postos de gasolina com o único propósito de ter dinheiro para comprar heroína para si e sua namorada. Como a polícia e os traficantes possuem um acordo e há um posicionamento político da parte deles, Zestas se vê do mesmo lado daqueles que pertencem ao ETA. Ainda assim, a motivação de seus atos nada tem a ver com a ideia de luta contra a ditadura, apenas sobrevivência e busca pela carreira seguinte.
Zestas é uma história em quadrinhos intrincada e cheia de ação, que lembra um pouco todas as histórias de lutas anti-ditatoriais que conhecemos, mas tem suas características peculiares de território e cultura. Também vai mais fundo num assunto que poucas obras com o mesmo tema tratam: o uso das drogas e o submundo de viciados e traficantes que visam nada mais que o ganho próprio, vendendo raspa de gesso como heroína e se aliando ao lado político que mais favoreca os negócios ilícitos.

Zestas, de Ernesto Murillo e Joaquín Resano
Título original: El Zestas
Publicado pela Editora Conrad/ em 2001
Brochura, 17 x 23 cm
115 páginas em preto e branco
R$ 25,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: vendas@comichouse.com.br 
Twitter: @Comic_House  
Av. Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)  




Comic House quadrinhos que não estão no gibi

0 comentários:

Postar um comentário