sexta-feira, 8 de julho de 2011

Delírios Cotidianos, de Bukowiski & Schuctheiss

 


Charles Bukowski nasceu na Alemanha, mas em sua adolescência foi levado para o país do Tio Sam e lá iniciou sua vasta carreira literária, que compreende poesias, romances, contos e crônicas. Sua trajetória chamou tanta atenção que ainda ganhou uma cinebiografia intitulada Barfly – Condenados pelo Vício, com Mickey Rourke e Faye Dunaway.

Bukowski entre cigarros e bebidas, suas companhias inseparáveis

Como escritor, Bukowski ficou conhecido por transformar suas vivências em matéria-prima para a composição de sua prosa. O "velho safado” (como era conhecido na literatura) nos conduz a um mundo em que as histórias são extraídas das frustrações cotidianas, pintado em cinza, mas sem perder o humor, atravessado, no entanto, pela melancolia de quem apenas vive um dia de cada vez, sem grandes projeções para o futuro.


























O álbum Delírios Cotidianos é, de longe, um excelente ponto de partida para se aventurar pelo universo bukowskiano. As histórias adaptadas possuem todos os elementos que permeiam sua obra, mas este feito só foi possível graças ao quadrinista, também alemão, Matthias Schultheiss.  As hachuras que ele utiliza para compor seus desenhos não se limitam apenas a serem risquinhos para apenas impressionar, mas sim, para transportar da literatura para os quadrinhos personagens e lugares caóticos, subversivos, melancólicos, depressivos, sujos. Obtendo um resultado de encher os olhos principalmente nas linhas que definem músculos, veias e pele. Ao terminar a leitura deste álbum, você poderá ter muitas reações, menos que não foi testemunha de histórias tristes e engraçadas, típicas de nossa vida real.
  


  
Anteriormente, as histórias que compõem esta edição foram publicadas em dois volumes, mas há certo tempo encontravam-se esgotadas e disputadas a peso de ouro. A reimpressão nos brinda com um álbum que reúne as duas obras em um acabamento em capa cartão com laminação fosca e com orelhas. E sem falar na impressão bem cuidada, para não desprestigiar a arte de SchultheissA única ressalva, fica por conta da ausência de um prefácio para apresentar os autores e sua importância seja para a literatura ou os quadrinhos.


Delírios Cotidianos,  de Charles Bukowiski & Matthias Schuctheiss
Título original: Der Lange Job e Kaputt in Der City
Publicado pela L&PM Editores em 2008
Brochura, 16x23cm
152 páginas em preto e branco
R$ 32,00


Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Av. Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)


Comic House quadrinhos que não estão no gibi
 

0 comentários:

Postar um comentário