segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

[1] O Castelo Adormecido, de Linda Medley

Vol. 1 - A Maldição do Espinheiro

Muitos se lembram da história da Bela Adormecida, uma linda princesa, que recebe muitos dons das fadas madrinhas e uma terrível maldição de uma bruxa: iria espetar o dedo numa roca de fiar e morrer. O rei então, proíbe rocas e fiandeiras em seu reino, com o intuito de salvar a princesa. A história de Medley se passa de forma parecida. Começa com o conto da Bela Adormecida, cujos pais foram auxiliados por um grupo de feiticeiras na concepção. Essas bruxas, comandadas por Medora, foram convidadas de honra na festa de batismo da princesa. A irmã de Medora, Malda, uma feiticeira invejosa e gananciosa, não gostou do rei ter procurado o outro grupo e jurou vingar-se.

Malda invade a festa de batizado e, antes que a última feiticeira dê um dom de presente à menina, ela proclama que a princesa terá todos os dons dados pelas outras e será perfeita por 15 anos, até que espetará o dedo em seu 16° aniversário e morrerá. Medora, ao invés do dom que daria, dá a salvação: transforma a morte em um sono profundo de 100 anos.
A vida da princesa transcorre normalmente, até que encontra o tal fuso, adormece por 100 anos e então um príncipe consegue quebrar a maldição do espinheiro e salvá-la. Ela abandona o reino com o príncipe recém-chegado. Começa então a história do Castelo. Enquanto a maior parte da população abandonou o reino, as três principais aias da princesa se mantiveram ali e transformaram o palácio em um refúgio. Agora, as mais estranhas criaturas habitam o local. Híbridos de humanos e animais, demônios da água, homens "amaldiçoados"...
É para lá que a Lady Jaina foge, grávida, após ser espancada pelo marido. No meio do caminho, ela é ajudada por ursos, porquinhos, halflings e, claro, pelo próprio cavalo. O Castelo Adormecido foca menos em heróis salvadores da pátria e mais em como os próprios personagens lidam com as situações, a diversidade e os meios de salvar a própria pele. Os desenhos e letreiros não deixam a desejar no tocante à quadrinhos de contos de fadas: lembram até os livros infantis, ainda que a história seja mais densa do que a que vimos na infância.
O Castelo Adormecido conquistou dois Eisner Awards (Melhor Série e Talento Merecedor de Maior Reconhecimento) em 1998, após ter sido indicado ao Eisner Awards de Melhor Artista e ao Ignatz Awards de Antologia ou Coleção de Destaque em 1996. Em 98 também foi indicado ao Lulu Awards, como Lulu do Ano. Em 2008, o romance gráfico foi selecionado para o Festival Angoulême. A Via Lettera já anunciou que lançará o segundo volume da série este ano.


O Castelo Adormecido, de Linda Medley
Vol. 1 - A Maldição do Espinheiro
Título original: Castle Waiting: The Curse of Brambly Hedge
Publicado pela Via Lettera em 2010
Brochura, 14 x 21 cm
216 páginas em preto e branco.
R$ 39,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com
Twitter: @Comic_House  
Av. Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)

 
Comic House quadrinhos que não estão no gibi

0 comentários:

Postar um comentário