terça-feira, 24 de agosto de 2010

Perramus - Dentre por Dente

de Alberto Breccia e Juan Sasturain


Perramus foi escrita e desenhada entre 1988 e 1989 e se passa na Argentina, após o término da última ditadura militar no país (conhecida como Processo de Reorganização Nacional). Na história, fala-se da mudança do estado de espírito dos cidadãos, um pouco da política atual e mostra que os militares não se consideram de todo vencidos.

Nesse clima, Perramus, o protagonista, reencontra seus dois amigos Negro e Inimigo, para uma missão a pedido do Mestre, ninguém menos que Jorge Luis Borges. Lhes é pedido que recuperem o sorriso de Gardel. Faltam dez dentes ao crânio de Carlitos Gardel, popularmente conhecido como Sabiá, e os três amigos devem reconstituir este símbolo da felicidade perdida.


Borges não é o único personagem real que aparece nesta aventura de investigação fictícia. Nos deparamos também com outro grande nome da literatura latino-americana, Gabriel García Marquez, além de Frank Sinatra e Fidel Castro. As personalidades são empregadas como personagens da história sem carregar um grande compromisso com a realidade. As condutas deles não são necessariamente atribuíveis às contrapartes de carne e osso.

A história em quadrinhos não exige, necessariamente, grande conhecimento da História ou cultura argentinas, mas despertam grande curiosidade a respeito. As novas tentativas de golpe militar são retratadas, bem como grandes obras dos escritores. Ainda que não apareça grande coisa de 100 Anos de Solidão, o livro é essencial para desvendar o primeiro mistério.

A arte do uruguaio Breccia é algo bem diferente das histórias em quadrinhos que vemos por aí. Tem um quê de mistura com caricatura e técnicas de aquarela (apesar da obra ser em preto e branco, podemos notar no sombreado), algo que chama a atenção desde a capa texturizada (devo ressaltar que adoro capas texturizadas).


Perramus - Dente por Dente, de Alberto Breccia e Juan Sasturain
Publicado em 2009 pela editora Globo
Brochura.
172 páginas.
Formato: 19,5 × 27,5 cm
R$ 45,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House   

0 comentários:

Postar um comentário