terça-feira, 10 de agosto de 2010

Giovanna, da Giovanna Casotto


Eis que, fazendo companhia à Crepax e Manara, a Itália também nos dá Giovanna Casotto, que não deixa nada a desejar aos marmanjos no mundo - predominantemente masculino - dos quadrinhos eróticos. Em Giovanna, a autora apresenta dez pequenas histórias de mulheres "comuns": esposas, enfermeiras, empregadas... Um detalhe é que as mulheres são belíssimas. Não dentro desse padrãos de beleza atual, que exige uma magreza deprimente, quando muito pontuadas por seios artificiais. As mulheres de Casotto são curvilíneas, voluptuosas... em suma, gostosas. Ou, ao menos, dentro do padrão da artista de como uma mulher gostosa deveria ser.

Os desenhos de Giovanna são muito realistas e as cores, sutis. A maior parte da página é em tons de cinza, os objetos coloridos apresentam tons discretos, exceto pelo vermelho e, em algumas histórias, o amarelo e o azul. Cada narrativa apresenta um fetiche diferente, ainda que a podolatria (paixão por pés) se destaque de capa a capa. A artista diz que suas histórias são baseadas em seus sonhos, em fantasias que realizou ou naquelas que pensa realizar. Por meio das histórias em quadrinhos, ela encarnou essas fantasias em mulheres aparentemente comuns, o que faz total sentido. Nem só atrizes pornôs e/ou stripers possuem fantasias sexuais e as realizam, esse é um direito de qualquer ser humano.


As mulheres de Casotto nem sempre tomam a iniciativa na hora do sexo, mas são decididas, determinadas e sabem o que querem. Como diz a epigrafe do livro ("Leitores, tratem bem suas mulheres. Leitoras, tirem estes quadrinhos das mãos deles e mostrem do que vocês são capazes!" - Giovanna Casotto), exemplos a serem seguidos.

Pra mim, ficou a pergunta: Como assim "tirem estes quadrinhos das mãos deles"? Quem disse que HQ erótica é só para homens? Esta obra, em especial, definitivamente não é. Casotto fez um bom trabalho unindo desenhos minuciosamente bem trabalhados a histórias interessantes, o que faz de Giovanna um livro para qualquer pessoa (acima de 18 anos, por favor), independente do gênero.

Giovanna, de Giovanna Casotto
Lançado no Brasil em 2006 pela editora Conrad, na Coleção Eros.
Capa dura.
90 páginas.
Formato: 22 x 28 cm
R$ 50,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House

0 comentários:

Postar um comentário