sábado, 28 de agosto de 2010

Chibata! João Cândido e a revolta que abalou o Brasil

de Hemerito & Olinto Gadelha


João Cândido, um negro forte, inteligente e decidido, filho de escravos libertados, teve chances que poucos de sua classe tiveram quando criança, como aprender a ler e escrever. Bom aluno, acusado injustamente de roubo, o pai o tirou da escola como castigo e levou-o consigo para a tropa. O garoto logo demonstrou grande habilidade com manobras militares e ingressou a marinha.


O livro começa com João preso no hospício de Praia Vermelha, já velho. Ele é responsável pela narrativa da Revolução da Chibata, na qual os marinheiros, liderados por ele, tomaram o navio Encouraçado Minas Gerais, seguindo o exemplo de marinheiros russos do Encouraçado Potemkin.


Por mais que a escravidão já houvesse acabado há 20 anos, em 1910 a mentalidade escravocrata brasileira continuava viva e era especialmente forte na Marinha. Os marinheiros, em geral negros e mulatos, passavam por castigos físicos, condições de higiene abaixo do inadequado e alimentação precária, geralmente preparada com comida apodrecida.


João, o Almirante Negro, lutou contra os abusos por parte dos oficiais e este maravilhoso volume em preto e branco, com uma arte forte e um jogo de sombras bem trabalhado mostra seu esforço para ser reconhecido como homem livre e com direitos iguais. Outra coisa que chama a atenção na arte são os planos utilizados nas cenas, tanto nos detalhes dos navios como na vista de cima dos quartos do hospício.

Chibata! João Cândido e a revolta que abalou o Brasil, de Hemerito & Olinto Gadelha
Publicado em 2008 pela editora Conrad.
Brochura.
128 páginas.
Formato: 21 x 27 cm
R$ 41,00

Quer adquirir a sua? Entre em contato!
Telefone: (83) 3227.0656
Email: comichousevendas@gmail.com

Endereço: Avenida Nego, 200, Tambaú (João Pessoa-PB)
Twitter: @Comic_House   

0 comentários:

Postar um comentário